#23 Só á Sexta - Vamos Brincar??

 


Só á Sexta! Vamos Brincar??                   

Há quanto tempo não brinca?

Há quanto tempo não coloca umas galochas e vai saltar nas poças de água e vai dançar á chuva?

Há quanto tempo não rebola na relva?

Há quanto tempo não faz de conta? Lembra-se daquela brincadeira na rua? Subir árvores, no nosso tempo, aos índios e cowboys, mas pode ser às princesas e príncipes…

Pode ser qualquer coisa desde que a ou o faça sorrir, se tiver filhos brinque com os seus filhos, sem telefones, sem fotografias, sem redes sociais, só brincar, se já for avó ou avô brinque, ensinem as nossas crianças a brincar com as coisas mais simples e básicas…

Os parques são bons para as crianças, mas na minha nova experiência em que levo a minha neta ao parque, o divertimento é muito relativo, a maioria dos acompanhantes passa a vida ou ao telefone a falar, ou nas redes, ou mesmo a tirar fotos e pouca interação existe. As crianças quase que brincam sozinhas… elas gostam de ir ao parque mas querem a nossa atenção na mesma, e sabem uma coisa? Eu acho que havia de haver parques em que os adultos pudessem brincar com as crianças, ás vezes apetece-me mesmo ir para aquele baloiço vazio ao lado do da minha neta, ou andar naquele escorrega…

Pergunto-me porque ninguém imaginou um parque que fosse misto, que desse para crianças e adultos ao mesmo tempo seria o máximo..

De certo veríamos muitos mais adultos Felizes…

Ás vezes pergunto-me porque ao crescermos perdemos essa capacidade de brincar, fazer maluqueiras, conseguir esquecer por momentos a vida real…

Por isso as minhas tardes de quinta-feira são sempre uma animação, o meu telefone por norma fica guardado, e o que interessa é a brincadeira…ás vezes só o simples facto de apanharmos folhinhas ou pauzinhos ou pedrinhas, ou imaginarmos… lembram-se daquela frase que era assim…

- E agora eu sou…e tu és…

E o filme começava a imaginação rolava e era uma tarde inteira…

As pessoas andam muito tristes, os rostos sisudos e fechados, a paciência é nenhuma, a toda hora o nosso cérebro está absorver tudo o que é negativo, todo o terror que se está a passar, doenças, guerra, e as nossas crianças igual…

Não podemos ignorar é certo, mas de vez em quando podemos fazer de conta…

Lembram-se daquele filme de 1997, “A vida é Bela” de Roberto Benigni, lembram-se?

Marcou-me na altura e agora penso imenso nele…

Não é o que nos está a fazer falta? É brincar, saltar nas poças, dançar á chuva, subir ás árvores, brincar com filhos e netos, rir mais, desligar por momentos a “funcionalidade” de adulto e voltar a ser criança, nem que seja por uma hora ou duas…

Bom fim de semana

Mantenham-se saudáveis

#soasexta

Comentários