Imóvel em Exclusivo Ou Retido?




Exclusivo ou Retido?

Alguns acontecimentos desta semana, deram-me vontade de escrever este post.

Felizmente e ao contrário do que se previa o mercado não parou por completo e existem compradores á procura de imóveis.

Apesar de todas as condicionantes de Segurança vão-se fazendo negócios.

O que acontece muitas vezes é que a oferta é escassa e por isso para satisfazer o Cliente comprador, e agora com o novo contrato de Exclusivo de Comprador, que se mostrou ser uma bênção para este lado do negócio, a verdade é que percebemos que existem muitos Colegas que teimam em reter os imóveis que dizem ter angariado em Exclusivo.

O que me parece haver um grande equívoco entre o Exclusivo e o Retido, e gostaria muito de expor este assunto, que muito me chateia e muitas vezes prejudica muito quem de facto trabalha MESMO o Exclusivo.

“Só por Curiosidade, sabia que a RE/MAX tem um Sistema interno automático que quando um Colega faz um pedido de visita, o Sr.(a) Proprietário recebe automaticamente uma sms com o pedido de visita também no seu telemóvel?”

Esta semana aconteceu andar a fazer vistas com uma Cliente e vermos um imóvel que poderia vir a interessar, mas estando a Cliente totalmente fidelizada, não querendo ser acompanhada por mais nenhum Agente, pediu-me para saber mais informações sobre aquele imóvel, que foi exactamente o que eu fiz, liguei para a empresa que constava na placa de venda, identifiquei-me de imediato e com toda a cortesia expliquei a situação, perguntei inclusivamente se haveria a possibilidade de partilha de negócio, ao que a Senhora simpática que me atendeu, disse que iria encaminhar a chamada para uma Agente, automaticamente a chamada caiu, eu pensei que com certeza foi na passagem, esperei um minuto ou dois…

 Como não retornavam a chamada voltei a ligar, e a Sra do outro lado, disse-me que não tinha caído a chamada simplesmente a Agente não estava disponível e por isso quando estivesse me contactaria… achei de uma indelicadeza fora de série,  e assim passaram  dias e nada… a placa de facto está no imóvel, mas não o encontrei no site da marca, a minha Cliente ficou muito mal impressionada e disse-me na hora, vê Rosinha, porque assinei consigo? É assim…

E, eu pergunto, será que este Proprietário terá a noção de como está a ser conduzida a venda do seu imóvel?

Numa outra altura procurava um imóvel muito especifico era um prédio para reabilitar numa zona especifica do Porto, então liguei para uma marca que tinha um à venda bastante interessante, liguei, identifiquei-me como sempre, e perguntei se havia a possibilidade de partilha de negócio, a resposta foi categórica, Só partilhamos os Imóveis que não se encontram em Exclusivo, os Exclusivos não partilhamos e desligou o telefone. Fiquei para morrer, e achei Meu Deus, isto é Serviço ao Cliente ou é Retenção??

Para mim é Retenção quando não se dá informações dos imóveis aos Colegas, quando não se permitem visitas, quando, não se partilha o negócio com outras marcas.

“Também é publico que a RE/MAX não partilha com duas Marcas do Mercado, mas os Clientes Proprietários são informados na hora da Angariação, nada tem a ver com partilhas, mas sim com problemas litigiosos entre marcas”, mas está toda a gente informada, Clientes, Proprietários Colegas da Mediação, todos…

Alem disso existe em Vila Nova de Gaia 224 Imobiliárias licenciadas (fonte Impic) de marcas diferentes que não RE/MAX, agentes RE/MAX a trabalhar só em Gaia somos cerca de 300 as Agências no Norte cerca de 75, com +/- 850 agentes formados na zona Norte, são incríveis estes números não são?

A Exclusividade na minha linguagem, é dizer que, quando angario um imóvel, quando um Proprietário confia no meu trabalho, eu tenho a obrigação de informar esta gente toda que tenho um imóvel para vender, e que podem contar comigo, para ajudar e colaborar na marcação de visitas na elaboração da publicidade, faço inclusivamente dossiers de propriedade, descaracterizados, de forma aos Colegas se sentirem confortáveis em partilhar informação com os seus próprios Clientes, assumo sozinha todo o custo da divulgação, agendo o open house,  organizo visitas de profissionais, faço a apresentação exclusiva em Rodada de Negócios, evento que junta cerca de 150 Agentes,  e no fim pago 50% do Valor da Comissão contratada como meu Cliente, Incrível não é? O que quer dizer que muitas vezes a minha comissão, que á primeira vista poderia parecer das mais altas do mercado, torna-se das mais baixas, recebo menos que muitas Imobiliárias que cobram honorários que parecem muito baixos. Mas felizmente como a confiança dos meus Clientes é cada vez maior, o meu número de transacções aumenta e a satisfação dos meus Clientes aumenta também. E fica muita gente Feliz.

Por isso eu amo a minha profissão, dou a cara por ela em todos os canais, não é para ir ganhando uns trocos, não é um part-time, não é para ver se dá, não é para experimentar, é e vai ser para toda a Vida!

Para mim é um Questão de Confiança! E. Agora posso acrescentar também, de RESPEITO!


Comentários