Exclusivo ou Retido?
Alguns acontecimentos desta semana, deram-me vontade de
escrever este post.
Felizmente e ao contrário do que se previa o mercado não
parou por completo e existem compradores á procura de imóveis.
Apesar de todas as condicionantes de Segurança vão-se
fazendo negócios.
O que acontece muitas vezes é que a oferta é escassa e por
isso para satisfazer o Cliente comprador, e agora com o novo contrato de
Exclusivo de Comprador, que se mostrou ser uma bênção para este lado do
negócio, a verdade é que percebemos que existem muitos Colegas que teimam em
reter os imóveis que dizem ter angariado em Exclusivo.
O que me parece haver um grande equívoco entre o Exclusivo e
o Retido, e gostaria muito de expor este assunto, que muito me chateia e muitas
vezes prejudica muito quem de facto trabalha MESMO o Exclusivo.
“Só por Curiosidade, sabia que a RE/MAX tem um Sistema interno
automático que quando um Colega faz um pedido de visita, o Sr.(a) Proprietário
recebe automaticamente uma sms com o pedido de visita também no seu telemóvel?”
Esta semana aconteceu andar a fazer vistas com uma Cliente e
vermos um imóvel que poderia vir a interessar, mas estando a Cliente totalmente
fidelizada, não querendo ser acompanhada por mais nenhum Agente, pediu-me para
saber mais informações sobre aquele imóvel, que foi exactamente o que eu fiz,
liguei para a empresa que constava na placa de venda, identifiquei-me de
imediato e com toda a cortesia expliquei a situação, perguntei inclusivamente
se haveria a possibilidade de partilha de negócio, ao que a Senhora simpática
que me atendeu, disse que iria encaminhar a chamada para uma Agente,
automaticamente a chamada caiu, eu pensei que com certeza foi na passagem,
esperei um minuto ou dois…
Como não retornavam a
chamada voltei a ligar, e a Sra do outro lado, disse-me que não tinha caído a
chamada simplesmente a Agente não estava disponível e por isso quando estivesse
me contactaria… achei de uma indelicadeza fora de série, e assim passaram dias e nada… a placa de facto está no imóvel,
mas não o encontrei no site da marca, a minha Cliente ficou muito mal
impressionada e disse-me na hora, vê Rosinha, porque assinei consigo? É assim…
E, eu pergunto, será que este Proprietário terá a noção de
como está a ser conduzida a venda do seu imóvel?
Numa outra altura procurava um imóvel muito especifico era
um prédio para reabilitar numa zona especifica do Porto, então liguei para uma
marca que tinha um à venda bastante interessante, liguei, identifiquei-me como
sempre, e perguntei se havia a possibilidade de partilha de negócio, a resposta
foi categórica, Só partilhamos os Imóveis que não se encontram em Exclusivo, os
Exclusivos não partilhamos e desligou o telefone. Fiquei para morrer, e achei
Meu Deus, isto é Serviço ao Cliente ou é Retenção??
Para mim é Retenção quando não se dá informações dos imóveis
aos Colegas, quando não se permitem visitas, quando, não se partilha o negócio
com outras marcas.
“Também é publico que a RE/MAX não partilha com duas Marcas
do Mercado, mas os Clientes Proprietários são informados na hora da Angariação,
nada tem a ver com partilhas, mas sim com problemas litigiosos entre marcas”, mas
está toda a gente informada, Clientes, Proprietários Colegas da Mediação,
todos…
Alem disso existe em Vila Nova de Gaia 224 Imobiliárias licenciadas
(fonte Impic) de marcas diferentes que não RE/MAX, agentes RE/MAX a trabalhar
só em Gaia somos cerca de 300 as Agências no Norte cerca de 75, com +/- 850 agentes
formados na zona Norte, são incríveis estes números não são?
A Exclusividade na minha linguagem, é dizer que, quando
angario um imóvel, quando um Proprietário confia no meu trabalho, eu tenho a
obrigação de informar esta gente toda que tenho um imóvel para vender, e que
podem contar comigo, para ajudar e colaborar na marcação de visitas na elaboração
da publicidade, faço inclusivamente dossiers de propriedade, descaracterizados,
de forma aos Colegas se sentirem confortáveis em partilhar informação com os
seus próprios Clientes, assumo sozinha todo o custo da divulgação, agendo o
open house, organizo visitas de
profissionais, faço a apresentação exclusiva em Rodada de Negócios, evento que
junta cerca de 150 Agentes, e no fim
pago 50% do Valor da Comissão contratada como meu Cliente, Incrível não é?
O que quer dizer que muitas vezes a minha comissão, que á primeira vista
poderia parecer das mais altas do mercado, torna-se das mais baixas, recebo
menos que muitas Imobiliárias que cobram honorários que parecem muito baixos. Mas
felizmente como a confiança dos meus Clientes é cada vez maior, o meu número de
transacções aumenta e a satisfação dos meus Clientes aumenta também. E fica
muita gente Feliz.
Por isso eu amo a minha profissão, dou a cara por ela em
todos os canais, não é para ir ganhando uns trocos, não é um part-time, não é
para ver se dá, não é para experimentar, é e vai ser para toda a Vida!
Para mim é um Questão de Confiança! E. Agora posso
acrescentar também, de RESPEITO!
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Ermelinda Rosinha