Sentimentos...


Hoje apeteceu-me escrever sobre sentimentos…

E perguntam vocês, que tem a ver com este blog? Este blog é suposto ser sobre Imobiliária…

Pois, por isso tem tudo a ver…

Já muito se escreve sobre valores de mercado, sobre como vai o Mercado Imobiliário, mas  hoje apeteceu-me falar um pouco do porquê amar tanto esta Profissão, que por tantos é simplesmente vandalizada.

Quando uma pessoa nos entrega a sua casa para vender está a colocar nas nossas mãos um pouco da sua vida deixando-nos entrar um pouco no seu mundo.

E digam o que disserem, nunca é fácil quando se decide vender a “nossa” casa…

A Residência em segunda mão é a minha especialidade, não que não goste de mediar os imóveis novos, mas porque me identifico mais com as casas com personalidade, casas que já deram provas, casas com história.

Quando, reúno com os Srs Proprietários pela primeira vez, é sempre uma conversa longa que tem como objectivo ajudar as pessoas a desligar-se de um bem que para algumas provavelmente pode ter sido só, o investimento maior que fizeram na vida até então…

Dinheiros á parte, aquele espaço onde me encontro e que me estão a confiar, contem uma parte da vida daquelas pessoas, se não muitas vezes a vida toda, as recordações, os afectos, os risos os choros, aquelas paredes observaram tudo, por isso as pessoas ligam-se com a sua casa, e também por isso tendem ás vezes dar um valor monetário a isso…

O meu papel é ingrato, muitas vezes tenho de conseguir separar as coisas e pior, fazer entender às pessoas que o valor sentimental que um imóvel possa ter para ela, nunca pode ser atribuído em termos de venda futura e muitas vezes isso doi.

Quando faço prospeção muitas são as vezes que me irrito ao encontrar em portais imobiliários imóveis a serem vendidos sem qualquer respeito pelas famílias, as fotos são de qualquer maneira, muitas vezes mostrando a vida mais privada, as cozinhas desarrumadas, as casas de banho desalinhadas, camas por fazer, para mim é a vida das pessoas exposta não a casa que está á venda. Muitas vezes na tentativa de se esconder a localização dos imóveis com medo da concorrência tira-se fotos com os estores da casa todos fechados, ninguém se imagina a viver na casa que é de alguém assim, horrível…

Imagino um proprietário que confiou no seu Consultor imobiliário, ver fotos assim e a informação mal-cuidada e em 30 sites com informação dispare. Sei que por razões diversas, algumas pessoas se “divorciaram” das suas próprias casas e já não querem saber, imaginam que quantos mais agentes melhor e não se preocupam com apresentação nem com nada, nem sequer querem ver os anúncios, prejudicam tanto a venda do seu imóvel…

Por outro lado, há Proprietários que estão demasiado ligados às suas casas que acham que nenhum Agente Imobiliário vai fazer melhor o trabalho do que eles, então contratam um fotógrafo, dão a melhor a aparência à sua casa, fazem um texto com 2 km e colocam num qualquer site gratuito que até se perde no meio de tantos imóveis, é, não é fácil, e não entendem porque afinal não conseguem vender.

Sentimentos todos temos, uns sabem geri-los melhor do que outros.

O meu negócio envolve dinheiro claro, e lucros e rendimentos, mas para mim a maior fatia é a gestão de Sentimentos, como acalmar a raiva de alguém que vê um comprador desvalorizar completamente a sua casa… lidar com a tristeza de ouvir alguém entrar no quarto dos filhos, sim aquele onde as crianças brincavam e ainda parece se ouvir as gargalhadas, ouvir uma pessoa estranha dizer que vai mandar tudo abaixo e vai fazer um open space para meter no alojamento local, como gerir estes sentimentos?

Se perguntássemos á maioria das pessoas que estão a mudar de casa se pudessem manter a mesma aumentado mais um quarto ou dois, ou se tivesse quintal, ou se pudéssemos levá-la para a cidade onde vamos, a maioria das pessoas levava a casa consigo, faz parte..

Daí o meu papel ser tão importante, a minha profissão é isso mesmo, é fazer a gestão de tudo, na venda e na compra, (no final da semana falarei sobre os sentimentos de quem compra também os têm 😊) é Ser o ponto de equilíbrio, entre vendedores e compradores, de forma que ajude a quem vende, fazê-lo tranquilamente sem que se sinta invadido, aconselhando-o da melhor forma de como colocar a casa para venda, a fazer a gestão das visitas com clientes ou colegas de outras imobiliárias, é fazer as gestão de proposta e aconselhar o melhor possível, com estudo de mercado constantes de modo a proteger e salvaguardar os seus melhores interesses, é isso que eu faço, e os meus sentimentos? Também os tenho claro, mas aqui o que interessa são os sentimentos dos meus clientes…

Até breve

Ermelinda Rosinha  

Comentários