A Capacidade de Mudar o Mundo





#5 Só á sexta
A Nossa capacidade de mudar o mundo!
É,…sempre foi um dos meus objetivos e acredito que o de muitos milhões de pessoas…
Sempre e desde que me lembro em variadíssimas ocasiões, eu pensava, era tão fácil se nós quiséssemos, se nós fizéssemos…
Sempre discuti e tentei colocar pontos de vista que para muitos eram autênticas utopias, mas era só a minha visão e muitas vezes também ouvi dizerem-me, quando eu fazia as tais perguntas, mas porque não? Porque não é possível? E alguém me dizia, por que é assim e sempre será, e tu não vais mudar nada ou te habituas e ambientas ou estás fora, tu não vais mudar o mundo, deixa de ser pretensiosa, deixa de viver no mundo da lua, não tomes as dores dos outros e vive a tua vida, não és a Madre Teresa de Calcutá…ás vezes até me acusavam de ser de uma fação da democracia completamente á esquerda, só porque estava do “contra” ou porque não concordava com situações menos justas…
Depois um dia li pensei em que algo assim, “faz a mudança na tua vida que gostavas de ver no mundo, dá o primeiro passo…não culpes o mundo pela miséria, ajuda tu o que puderes e como puderes, não culpes o mundo pela poluição, recicla tu, não poluas, e tenta levar uma vida amiga do ambiente, não culpes o mundo pelas injustiças, não as cometas tu…odeias ouvir mexericos, intrigas, e mal de quem não se pode defender, não o faças nem consintas que o façam ao pé de ti, Vês alguém maltratar outra pessoa, ou um animal intervém, denuncia…
Sempre odiei a síndrome do “carneirismo”, a curiosidade sempre foi a minha maior amiga ou inimiga não sei bem…por isso por norma em todo lado que vou, sou das que falo mais, pergunto mais, intervenho mais, não pelo propósito de me destacar perante as outras pessoas, mas para saber o quê e o porquê das coisas. Gosto e obrigo-me a pensar pela minha cabeça…
Adoro ler e aprender, e se a idade não me tirar esta capacidade irei tê-la até fazer a grande viagem e por isso acho que a minha utopia não seria tão utópica se de repente o Ser humano, olhasse á sua volta e percebesse, que assim como é o causador de todas as desgraças, a Fome, as alterações climáticas, a insegurança, o terrorismo, tudo de mau, também tem a capacidade de poder transformar tudo, na sua casa, na sua Rua, na Sua Cidade, e no mundo para tudo de bom.
A Pandemia veio-nos meter um travão, as cidades ganharam uma vida diferente, os níveis da poluição baixaram drasticamente, via-se animais a passear nas ruas desertas da cidade como que incrédulos, na primeira vaga havia pessoas a ajudar-se mutuamente, a fazer-se coisas impensáveis e inacreditáveis de boas que eram, a interajuda, o voluntariado, a solidariedade…
Depois voltou tudo ao que era antes, sendo que agora menos tolerantes, mais estúpidos de pessoas para pessoas…
As vacinas, países com terceiras doses quando tantos nem as primeiras tiveram direito, nem sequer ao que é básico a água e a comida…
Vemos uma parte do mundo a gastar 1 milhão de dólares num automóvel para colocar numa qualquer garagem de carros de coleção, quando tantas Crianças morrem a toda a hora de fome ou nos conflitos armados….
Pois… não depende de nós, não temos a culpa de nada disso…
E se… um dia…por um momento, disséssemos, basta! E se usássemos o Livre Arbítrio só para o lado do bem e perdêssemos a capacidade de fazer mal, de magoar e de ofender o próximo..?
Acho que houve alguém que há mais de 2000 anos veio ensinar como fazer, mas infelizmente não aprendemos nada…
Gostava de deixar um pensamento… E se até ao final do dia, não te permitisses a ti, ter pensamentos negativos, e sempre que os tivesses substituíres por outro positivo?…
Já olhaste o Céu hoje? Aqui faz um sol espetacular, o céu está azul e como hoje andei a espalhar sorrisos e mimos e foi bom demais.
Desculpem pelo texto longo, mas hoje foi assim, não conseguia pensar num tema, engraçado que quando foi para falar coisas menos positivas estava tudo na ponta dos dedos…
Desejo-vos um ótimo fim de semana e mantenham-se saudáveis

Comentários