#18 Só á sexta - O dom da Palavra e a minha Bisavó

 


#18 Só á sexta

O dom da Palavra e a minha Bisavó

Hoje gostava de escrever um pouco sobe isto, que para mim é um assunto que gosto particularmente.

Adoro conversar, contar histórias e gosto de ouvir, desde que me lembro de ser gente, lembro-me de me ajoelhar em frente á minha bisavó pousar os cotovelos nos seus joelhos sob a sua saia preta até aos tornozelos e ouvi-la a contar as histórias do tempo da guerra, lembro-me de a ver limpar as lágrimas aquele avental (que servia para tudo) quando contava as histórias dos tios que estavam no Ultramar…

Eu acho que até aprendi a ler mais cedo, para conseguir ler-lhe as cartas deles… eu lia tudo, as cartas, as noticias dos jornais… ás vezes até juntava vários  “velhotes” a ouvir o que eu lia… o analfabetismo era muito grande na época e no local onde eu vivia e a minha Bisa, não pode ir á escola, no entanto criou sozinha porque o Bisavô morreu novo, 8 filhos e 4 netos  e ainda geriu o negócio da taberna, sem ler nem escrever uma letra ou um numero, mas ninguém a enganava nas contas, era uma mulher de armas, ela contava, que no tempo da 2ª guerra, não havia farinha  e faltava muita coisa e ela ia com um burrito e andava a pé 18 km todos os dias para ir buscar alguns mantimentos para poder vender e sustentar a família, era a Ti Ermelinda do Sereno… para mim nessa altura ela tinha o dom da palavra, o que ela dizia era lei, não era mulher de “frescura”, mas era a minha inspiração e ainda é… ás vezes não temos a noção do impacto que temos na vida das pessoas quando falamos, quando contamos a nossa história, quando conseguimos ser humildes o suficiente para nos mostrarmos como realmente somos, sem filtros e sem “maquilhagem”…

Esta semana conheci a verdadeira história de 2 pessoas que são das maiores inspirações a nível profissional para mim… quando ás vezes vemos a vida de algumas pessoas agora e como se apresentam, pensamos que a vida “sorriu” àquelas pessoas, não imaginamos que em cada uma vive um Livro de histórias, e tantas vezes são histórias tão difíceis e tristes até chegarem a onde estão agora, vidas que as pessoas com o seu esforço, cansaço e perseverança levam para a frente  até chegarem ao patamar que desejam… é… o dom da palavra, nem todos o tem, ás vezes o melhor mesmo é estarem calados, pois até se prejudicam quando falam, mas há outras que tem tipo um toque de midas, falam e os outros ligam-se e encantam-se e mudam até as suas próprias vidas… um dia eu gostava de ter o dom da palavra…

Mantenham-se saudáveis e bom fim de semana

#soasexta

#ermelindarosinha

Comentários