#22 Só à Sexta, Como é possível viver só à comissão? Como te tornaste empreendedor?

 



#22 Só à Sexta,

Como é possível viver só à comissão? Como te tornaste empreendedor?

em·pre·en·de·dor

(empreender + -dor)

adjetivo e nome masculino

Que ou aquele que empreende; que é animoso para empreender; trabalhador; amigo de ganhar a vida (traçando empresas novas).

"empreendedor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/empreendedor [consultado em 01-04-2022].

em·pre·en·de·do·ris·mo (empreendedor + -ismo)

1. Qualidade ou carácter do que é empreendedor.

2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza acções ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer actividades de organização e administração.


"empreendedorismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/empreendedorismo [consultado em 01-04-2022].

 

Às vezes confunde-se o empreendedorismo, com “empresa-dor-ísmo”,

Nem sempre um Empresário é empreendedor nem um Empreendedor é Empresário, para mim o empreendedorismo é um estado de alma, não é um defeito, é um feitio.

Das 3,  1, ou nasces empreendedor, caso de muitos casos de sucesso antigos, ou aprendes a ser empreendedor, ou simplesmente nunca vais ser, porque o teu interior, a tua alma nunca vai conseguir ser, mais uma vez, não é defeito é feitio.

Eu descobri muito tarde na minha vida (nunca é tarde mas… podia ter sido mais cedo…) o que é ser empreendedor, consegui dar um nome á minha mania de querer ser diferente, de não gostar de ser “carneira”, de ter a mania de pensar pela minha cabeça e ter iniciativa  e ser pro-activa, fazer as coisas de maneira diferente, olhar para o meu trabalho como uma grande parte da minha vida que teria que ser feliz, e não que teria que ser só um único meio de sobrevivência…

Houve alturas da minha vida em que não podia escolher, mas quando já o consegui fazer, teve que ser naquilo que eu mais adoro, pessoas…

Mas voltando ao tema, conheço alguns Empresários que lhe falta sem dúvida a “veia” empreendedora, aquela que acredita que vai conseguir, não sabe como, não sabe onde, mas sabe que vai conseguir, que está disposto a pagar o preço, a ter bolhas nos pés, e calos nas mãos, a viver um tempo da sua vida que não sabe ao certo se a sua Ideia vai resultar algum dia ou não, só acredita…


Será por isso que se assiste a Grandes Empresários caírem sem voltar a conseguir se levantar, e a empreendedores que viram a sua vida virada do avesso, com alturas bem difíceis das suas vidas e de repente parece que só crescem e são pessoas que não conseguem ficar quietas…

Lembro-me de alguns casos da história, mas deixo-vos um link
https://www.youtube.com/watch?v=8TzW_PstNkA
para um vídeo que fala de algumas destas pessoas contado por alguém que nunca desistiu dos seus sonhos.

Ser Empreendedor é ser dono dos seus sonhos e transformá-los em realidade e andar sempre em direção a eles…mesmo nas alturas difíceis

#soasexta

#ermelindarosinha


Comentários